quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Deep Web ja tem um espaço para os islamistas

O Estado Islamico tem um site na Deep Web

 

O Estado Islâmico (EI) agora tem site nas profundezas da internet, a deep web. Um mirror do site do EI na web normal foi lançado há poucos dias na rede anônima Tor, no que parece uma tentativa de tornar seu material de propaganda mais resistente à derrubadas e, de quebra, mais propício para preservar as identidades de seus membros e simpatizantes.

 O pesquisador de terrorismo online Scot Terban postou no seu blog no último domingo que o Al-Hayat Media Center, afiliado ao EI, “publicou um link e explicação sobre como acessar seu novo endereço na deep web” em um fórum associado ao grupo.
Links que levam ao site também foram publicados por uma série de contas no Twitter com conexões jihadistas, de acordo com investigação do Motherboard.
“É real”, disse J. M. Bewrger, co-autor do livro ISIS: The State of Terror, via e-mail ao Motherboard. “Na minha opinião é apenas um mirror de outro site do EI", comentou. Isso significa, diz ele, que o site está apenas republicando conteúdo de outro lugar. Muitas vezes os mirrors são usados quando os sites originais correm o risco de serem derrubados.

 O site da web normal está fora do ar depois de passar por diferentes domínios no decorrer de alguns meses
O site tem um arquivo dos materiais já existentes do EI – desde a convocação de jihadistas para atacarem os Balcãs ao seu documentário The Flames of War.
Em geral, há dois benefícios óbvios no uso do Tor. Primeiro: um visitante tem que usar o Tor para acessar a rede, o que mascara seu IP e protege sua identidade.
Segundo: se configurados corretamente, os servidores que hospedam o site também contarão com a proteção de identidade do Tor, de forma que as autoridades terão dificuldades em rastreá-los.

Mas alguns Twitters de jihadistas estão dando conselhos não muito bons para se acessar o site ao fornecer o link com o sufixo “.onion.link” em vez de “.onion”, que permite aos usuários acessarem o endereço sem rotear o tráfego pelo Tor.
Este não é o único problema de segurança. Por mais que o site rode na rede Tor, pelo visto parte do conteúdo em vídeo ainda está hospedado em algum lugar da web comum, ou seja, o visitante é levado para fora da deep web de qualquer forma.
Independentemente disso, colocar no ar o site na deep web significa que talvez ele fique mais tempo ativo que sua contraparte na web comum. “O site da web normal está fora do ar depois de passar por diferentes domínios no decorrer de alguns meses”, comentou Berger.
Terroristas islâmicos têm seus próprios fóruns e sites há décadas. O primeiro site oficial da Al Qaeda foi lançado em 2001. Muitos outros fóruns surgiram e sumiram nesse tempo.
Analistas culpam o uso cada vez mais frequente de criptografia como uma barreira que atrapalha as autoridades de antever ataques como o de Paris na semana passada. Este novo site deve alimentar o debate em torno de ferramentas de privacidade e segurança.
                                                            Fonte: Motherboard

INFOTECNOGAME 2015


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Infotecnogame