GENERAIS DA RENAMO PRESSIONAM DHLAKAMA E EXIGEM A TOMADA DE MEDIDAS
Informações bem confirmadas de fontes das perdizes indicam que, houve
uma reunião de emergência do comando supremo das forças da Renamo ontem
em Satungira A referida reunião foi dirigida pelo comandante em Chefe e
presidente da Renamo Afonso Dhlakama.
Segundo ainda as mesmas
fontes, a reunião foi convocada pelos comandos militares da perdiz que
pediram ao presidente da Renamo para aceitar o seguinte:- Bloquear completamente a Estrada Nacional número Um a partir do rio Save até ao rio Livonia, limite com Nampula, para interditar toda e qualquer circulação de viaturas militares e respectiva logística mas Dhlakama não aceitou a proposta.
- Os generais da renamo também pediram a Dhlakama permissão para cortar a linha férrea Beira Moatize dentro desta semana como forma de punir a frelimo que está a brincar na "área sob jurisdição" da Renamo. Os generais argumentaram ainda que a frelimo recebe muito dinheiro da empresa Vale do Rio Doce que explora carvão em Moatize e este dinheiro é usado para comprar armamentos para atacar as bases da Renamo. As fontes dizem que Dhlakama pediu 10 dias para analisar o pedido.
- Os generais de Dhlakama argumentaram que nas regiões centro e norte há muitos interesses económicos que tem facilitado a sobrevivência da frelimo. A frelimo muitos milhões de meticais em taxas e impostos e este dinheiro não está a beneficiar o povo que vota na renamo, pelo contrário, o dinheiro é usado pela frelimo para a compra armamento para atacar a renamo é massacrar o povo "pé descalço" dono destas riquezas e os generais exigem a tomada de medidas urgentes para acabar com os desmandos da frelimo.
Diz se que alguns militares radicais da renamo em conversas de esquina chegam a acusar o seu líder de estar a proteger e a "dar mimos" a frelimo enquanto o povo indefeso está a ser massacrado. Tudo indica que Dhlakama está sob sob uma fortíssima pressão por parte dos militares, que são os que mantêm a renamo forte e poderosa e Dhlakama não irá resistir e acabará por ceder.
Afonso Dhlakama, uma vedeta militar inigualável e homem muito respeitado e quase venerado pelos militares, com grande capacidade para coordenar, comandar e disciplinar as suas tropas e é comandante militar há quase 40 anos (1977), quando era adjunto comandante em chefe e substituiu André Matsangaisse em 1979. Foi sob o comando de Dhlakama que uma fragilizada renamo estendeu a guerra desde Gorongoza para todo o país.
Por isso o mais provável é Dhlakama rejeitar as propostas e pedidos dos seus generais, Dhlakama vai convencer os seus comandos porque Dhlakama é um animal político.
Mais informaçoes, so aqui no INFOTECNOGAME 2016, siga-nos.
INFOTECNOGAME 2016