FADM SOFREM GRANDES BAIXAS EM DHERE
(MORRUMBALA)
Na manha de hoje dia 17 do més de Abril de 2016, um grupo de soldados
governamentais destacado para missão de desativar base raiz da RENAMO
em Morrumbala, estes saiam de de capital da Zambezia (Quelimane) e
entraram por Luara com destino a MIPINHA depois para seguir a DHERE.O
mais engraçado e que os fademos andavam sem saber o destino que podiam
encontrar o inimigo. Os mesmos faziam se transportar em 4 viaturas
das quais 2 militares e 2 viaturas civis, num total de duas companhias
(uns 200 homens) sem contar com comandantes de poletoes e de companhia.
Efetivamente a caravana foi emboscada entre LUARA e MIPINHA numa floresta fechada e estrada cheio de crateras, o que facilitou o trabalho dos rangers pois ataque foi a menos de 20 metros. Todas viaturas ficaram danificadas incluindo as civis que transportavam soldados. Mais de 89 mortos no local e 48 feridos e alguns que escaparam por milagre porque ali não era para sair ninguém com vida.
Nesta areá não tem muita gente que vive e também não ha machambas por isso não houve panico popular mas a via ficou interrompida por todo dia de hoje.
Os rangers da Renamo depois de verem que os fademos renderam se ou seja houve silencio total depois do ataque aproximaram se ao local e recolheram todas armas espalhadas no chão mas o que estava nas viaturas não deu para aproveitar. Haviam todo de armas portáteis usadas pelo exército da frelimo como morteiros, bazucas, metralhadoras e respectivas municoes, ainda mais tudo novo e se calhar foi comprado com dinheiro da ematum. CATANDICA
As crateras abertas entre Vanduzi e Catandica ninguém pode ou deve altera-las sem o consentimento dos rangers e caso o caro automobilista for obrigado a levar areia ou saibro para tapar a cratera você não sai. Isto é para sempre como havíamos prometido ha dias atras.
O processo também vai abranger a EN1 sem contar as horas previstas para esse processo terminar.Quem for renitente a Renamo não se responsabiliza pelos danos causados.
Também aproveitamos alertar caso haver tiroteio os civis devem estar fora da área ou fugir para o mais longe possível, e no caso de crateras abertas você não pode tentar forcar a passagem sob o risco de danificar o seu carro pois que estas foram feita para não passar carro e foi bem calculado. Caso verem crateras nas vias é melhor dar meia volta e regressar porque isto é uma armadilha.
soldado da FADM cavando uma vala comum |
Comente o seu ponto de vista
INFOTECNOGAME 2016