DESASTRE EM ZOVE
No dia15/2/2016 (segunda-feira), os 12 blindados que pernoitaram na
Maxixe avancaram em direccao em Muxungue mas foram interceptados na
localidade de Zove as 9.42 minutos. As perdizes concentraram o fogo
contra os 6 ultimos blindados que por sinal traziam um muitas tropas de
infantaria empoleiradas por fora. Foi um terrível banho de sangue e as
tropas atingidas iam caindo no asfalto e eram pisoteados pelos
desesperados blindados que vinham atras. A escotilha ficou pequena
demais para caber vários militares aflitos ao mesmo tempo. Um blindado
ficou estatelado no terreno e o outros 2 conseguiram rastejar a muito
custo devido a severos danos sofridos depois de tentarem ripostar ao
fogo parados.
Os blindados sobreviventes aceleraram desesperadamente a todo gás e só foram parar em Casa Nova, dezenas de quilômetros depois de Muxungue. Os militares só souberam que estavam perdidos quando perguntaram os populares.
Quando mais tarde chegaram a Muxungue, exigiram explicaçoes ao Bertolino acusando o de ter os vendidos com a Renamo e exigiram no que organizasse um grupo para ir recolher os cadáveres e rebocar o blindado. Ha informações de que o Bertolino encontra se neste momento . Parte das tripulações dos blindados desertou ainda na noite de ontem em boleias de carros civis.
A emboscada foi uma autentica carnificina, alguns automobilistas ficaram chocados ao ver vários corpos e sangue espalhados no asfalto. Toda tripulação do blindado que foi imobilizado foi aniquilada incluindo o oficial graúdo. Dois oficiais encontram se perdidos nas matas e tem ligado para os colegas a pedir socorro.
De nossas fontes dentro das FDS soubemos que hoje seguiram para cidade da 2 blindados cheio de cadáveres e outros 3 também cheios de cadáveres seguiu em direção a Inhambane. Cada blindado pode transportar acima de 10 corpos.
Hoje, 16/2/2016, alguns comandantes tentaram organizar colunas para serem escoltadas mas os militares recusaram e os automobilistas, dexesperados, "mandaram passear" os militares e seguiram viagem.
Escreva-se no Blog
INFOTECNOFAME 2016