quinta-feira, 17 de março de 2016

A Lista

Uma Das Muitas Listas Dos Crimes Da Frelimo

1. Um jovem operador de Radio, radista, provavelmente natural de Niassa é executado, porque namorava com a filha do Chefe.
2. Manuel Mapfavisse conhecido por Bazuca -natural de Búzi, provincia central de Sofala é assassinado vítima de um golpe de baioneta deferido do lado inferior esquerdo do pescoço, provocou morte instantânea.
3. Esposa de Manuel Mapfavisse ou Bazuca, é encaminhada á Metela para visitar o marido é executada no mesmo dia em que foram executadas as senhoras Celina Simango e Lúcia Tangane.
4. L. Matete e A Kambaza, naturais de Niassa e Zambézia , províncias de norte e centro de Moçambique, são dominados e, no meio de súplicas , são amordaçados, amarrados dos pés às mãos e deitados no interior do Land Rover . Foram regados com gasolina e ateado o fogo.
5. Baltazar da Costa Changonga, Líder da Unami, Natural da província central de Tete, distrito de Mutarara, morre em situações ainda por esclarecer a 25 de Setembro de 1988 na cadeia de Machava.
6. Jaime Sigauke- representante da Frelimo em Lusaka, capital da Zâmbia, natural da provincia central de Manica, é encontrado morto com balas cravada na cabeça, na via que leva a Fronteira de Moçambique com a Zâmbia.
7. Pedro Francisco Simango, natural da provincia central de Sofala, combatente e comandante das armas na Frelimo, foi preso, encaminhado para Nashingweia e posteriormente para Niassa, depois da independência, foi executado sem ter passado por nenhum tribunal.
8. Filipe Samuel Magaia, Vice-Secretário do departamento da defesa, namorado de Josina Abiatar Muthemba, natural da provincia central de Zambézia, no actual distrito de Mocuba, é assassinado por uma rajada de balas a caminho de Niassa, em Outubro de 1966, pelo Lourenço Matola.
9. Barnabé Thawe, Natural do norte de Save é assassinado a semelhança do seu comandante Magaia.

10. Comandante Lino Abrão, provavelmente natural do centro de Moçambique, que operava na provincia de Niassa, reclama acusando os responsáveis militares de serem mandantes de matanças dos soldados provenientes das regiões centro e norte, foi transferido para Cabo Delgado e nunca mais se ouviu falar dele, e de muitos outros que como ele reclamavam.
11. Silverio Rafael Nungu, eleito Secretário do departamento de Administração no 1º Congresso de 1962, membro da ex-Udenamo, natural da provincia central de Sofala, defendia que todos devia participar na guerra de libertaçao, incluindo os provenientes de sul , que ficavam nos gabinetes e m casas luxuosas na Tanzânia. “ Não lhe deram comida nem água por três dias antes de matá-lo. A coisa que fizeram foi cortar-lhe as orelhas, assá-las e tentar lhe dar para comer . Quando ele recusou cometer este cato de auto-antropofaquismo, alguém bateu-lhe na cabeça com uma pistola e o matou”.
12. Em Outubro de 1969, reporta-se que dez (10) guerrilheiros proveniente de Sofala e Tete recrutados e acusados de serem simpatizantes do Padre Mateus Pinho Gwenjere foram fuzilados na região de Catur no Niassa.
13. Joaquim Madjivanguire, Combatente da luta de libertaçao nacional filiado a Frelimo. Natural da provincia central de Sofala , sofreu maus tratos até a morte em outubro de 1974 na Beira.
14. Casal Ribeiro, Vice-chefe de Departamento de Segurança e Defesa, natural de Mutarara, provincia de Tete, é considerado persona “non grata”, é despedido na Frelimo e posteriormente é assassinado.
15. Julio Razao Nihia, natural da Zambezia, Lomwe, foi queimado vivo em Ntelela, Provincia de Niassa.
16. Dra Joana Simeao, natural de Nampula, Macua, foi queimado vivo em Ntelela, na provincia de Niassa.

Nao acreditas ???
Mais um entao
Comente e escreva-se no Blog
INFOTECNOGAME 2016

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Infotecnogame