AS NEGOCIAÇOES QUE A FRELIMO QUERIA COM A RENAMO ERAM, AFINAL, UMA ARMADILHA
Hoje falemos das negociações entre o governo da frelimo e a renamo.
Segundo informações que nos chegam, a frelimo já não tem vontade e moral
para iniciar negociações com a renamo isto porque quando o Nyusi,
presidente da frelimo falava sempre de negociações pensou que
conseguiria convencer o líder da renamo a aceitar ir a Maputo, onde
seria posteriormente cercado na residência ou no local onde
estaria hospedado. O líder da renamo ficaria como que em prisão
domiciliária e ficaria tipo pressionado e assim teria muitas
dificuldades para se reunir com os seus generais e estes ficariam
desmoralizadas e frustrados pensando que o seu comandante-em-chefe
aceitou todas as demandas da frelimo.
Por outro lado, a própria frelimo, através da imprensa sob seu controlo, faria uma forte campanha de propaganda e desinformacao dizendo que o líder da Renamo já veio apresentar se no Maputo e que tudo acabou. Este é que era o plano e do Nyusi mas conhecendo todas as manhas da frelimo, o lendário líder da Renamo descobriu as intenções do Nyusi e 'mandou lhe passear', talvez seja por isso que o Nyusi ficou nervoso e desatou aos B-11 contra o líder da Renamo na serra da Gorongoza.
Portanto, aquela vontade que a frelimo tinha para negociar jà não existe mas a frelimo não tem outra escolha, tem que negociar seriamente com a renamo porque se a frelimo pensa que quer ganhar tempo para encetar mais investidas militares para acabar com o líder da Renamo e seus guardas, a renamo jà não irá tolerar e vai fazer coisas jamais vistas em Moçambique.
A renamo tem enormes capacidades para destruir a frelimo em questões de semanas caso passe para contra ofensivas de larga escala. A renamo é militarmente capaz para derrotar a frelimo como, aliás, o fez no passado, mesmo aparentemente ser fraca e inferior em logística militar. A Renamo tem a causa e a razão do seu lado, é apoiada pela esmagadora maioria dos mocambicanos incluindo a classe académica dentro e fora do país por isso é forte e invencível.
Dhlakama esta sempre a dizer aos órgãos de comunicação nacionais e internacionais que não quer a guerra as anseia pela implantação da verdadeira democracia no país e que ele tem o direito a defesa da vida e o pode ficar com os braços cruzados quando é atacado pela frelimo, que envia milhares de homens incluindo mercenários para tentar matar a ele e o povo que apoia.
Comente o seu ponto de vista
INFOTECNOGAME 2016