Comandante AMADE, O Autor Material Das Valas Comuns
Nyuse e Amade |
Depois do desastroso fracasso da operação que visava capturar ou
matar o presidente da Renamo na sua residência em Satungira, distrito
de Gorongoza, as tropas da frelimo estão com sérios problemas de
efectivos e agora estão a fazer "apanha-apanha" de militares pelas
províncias do centro para proteger os tais canhões "B-11" que
supostamente irão "arrasar" a serra da Gorongoza nos próximos dias.
Muitos dos militares recolhidos são membros das fademos apanhados de
surpresa e estes prometem fugir ou abandonar o exército. Os militares
dizem que quem passa a vida a enganar os chefes da frelimo em Maputo é
um tal de Amade, comandante as FIR que está em Gorongoza desde 2013,
expressamente para acabar com Dhlakama.
Segundo ainda as nossas fontes, o Amade gaba se abertamente que fala com Guebuza e Nyusi a qualquer hora e é assim que ele mente e engana aos "camaradas chefes" da frelimo em Maputo, dando os falsas expectativas e esperanças. Amade tem dito aos seus patrões em Maputo que conhece onde se encontra "escondido" Dhlakama e com estas informações, Maputo envia sempre "toneladas de gado humano" à Gorongoza onde sempre são dizimadas e quando isso acontece, o Amade pega o seu 'Ford Ranger' e foge para Marromeu, onde tem uma tia e fica lá alguns dias a beber nas barracas até os furiosos militares que o procuram "vivo ou morto" depois de sérias debandadas em Satungira irem se embora (desertar ou voltar a procedência).
Mas fontes das perdizes garantem que desta vez é o fim das brincadeiras do Amade, que também foi e ainda é, segundo as fontes, o líder dos assassinatos ocorridos naquele distrito. Os 13 corpos encontrados e que fizeram manchete na imprensa nacional e internacional foi tudo coordenado e ordenado pelo Amade, um criminoso solto pela frelimo para cometer atrocidades contra o povo. Dizem que o Amade é um doido varrido e desequilibrado sobretudo quando está sob efeito de álcool e suruma.
As fontes das perdizes dizem que o tal Amade é um grande medroso e cobarde, sempre que vai a Satungira acompanhar "gado humano", fica bem escondido num blindado como medo de ser atingido e logo depois de deixar as tropas em Satungira regressa a toda velocidade e só se comunica por telefone e quando se apercebe que houve um desastre, desliga o telemóvel e desaparece sem deixar rastos.
Mas as perdizes juram que Amade tem dias contados e dizem estar determinadas em captura lo vivo e assim ele vai poder denunciar todos os seus comparsas que andaram a cometer crimes hediondos contra civis inocentes que também resultaram em valas comuns.
O Amade mandou a morte muita gente em Gorongoza para agradar os seus chefes em Maputo porque ele tem a sua pena "suspensa" e caso não faça algo vistoso pode voltar a cadeia. Segundo fonte as perdizes, o Amade mandou executar sumariamente os moto taxistas que levaram jornalistas da STV e outros, num total de 11 moto taxistas. O Amade é o autor material das famosas valas comuns descobertas na Gorongoza. E tem contas gordas a ajustar com os guardas de Afonso Dhlakama.
DEIXE O SEU COMENTARIO
INFOTECNOGAME 2016